Publicado em

Quais são os tipos de mergulho existentes?

Imagem de mergulho

Existem dois tipos de pergulho que as pessoas mais utilizam no Brasil, sendo eles o estilo “livre” e “autônomo”.

O esporte de mergulho em si é capaz de trazer de trazer vários benefícios para a sua saúde, principalmente para quem consegue fazer disso uma prática regular. Mergulhar é uma das melhores formas de conhecer os melhores lugares turísticos.

Quais são os tipos de mergulho existentes?

Como funciona o mergulho livre e autônomo

Um dos benefícios que ambos os estilos de mergulho pode te proporcionar é a respiração. Nestas atividades, você deverá controlar sua respiração o máximo possível, também reduzindo a hipertensão e o ritmo cardíaco.

Para te ajudar mais sobre estes dois estilos, vou falar sobre eles especificamente.

  •         Mergulho livre

É uma forma incrível e de baixo impacto para o seu corpo. Com ela, é possível conferir toda a beleza do mar e agir junto a toda vida aquática. Fora isso, sua prática também não é cara, tornando-se uma das atividades mais acessíveis no mercado.

Para você conseguir fazer a atividade, basta você comprar/alugar um snorkel, sendo aquela máscara responsável em permitir sua respiração. Sabe aquele tubo que fica fora da água? Então, é este mesmo que estou falando.

Quando disse “basta comprar um snorkel”, estou considerando que você já sabe a importância de buscar uma orientação precisa para fazer este tipo de atividade. Não vá mergulhando por ai sem monitoria;

  •         Mergulho autônomo

Já passando para este estilo, ele é um pouco mais complexo que o anterior. Parte desta complexidade fica dentro da utilização de uma scuba, sendo também chamada de “Self Contained Underwater Breathing Apparatus”. Ele é um tanque de oxigênio que fica geralmente nas costas do mergulhador, gerando oxigênio suficiente para o mesmo atingir profundidades ainda maiores.

Tanto o mergulho simples quanto o autônomo são muito bons para conseguir manter seu corpo em movimento, principalmente na época de verão onde as praias estão recheadas de pessoas querendo conhecer um pouco mais sobre a prática.

Cuidados essenciais para os mergulhos

Você deverá adotar alguns cuidados na hora dos mergulhos. No vídeo abaixo, você pode ver onde começar os seus estudos para conseguir os equipamentos específicos:

Como disse anteriormente, você vai precisar de alguns equipamentos específicos para começar a mergulhar. Junto a isso, é recomendável praticar atividades com um grupo de pessoas que tenham o mesmo objetivo que você.

Quer uma dica de ouro? Tentei sempre sentir seu corpo para conhecer seus limites, ou seja, você deve parar sempre que se sentir exaurido ou desgastado.

Outro cuidado que você tem que ter antes de partir em uma nova aventura é conhecer os moradores locais, analisando precisamente as condições de mergulho. Digo isto pois, de maneira até que comum, muitos mergulhadores inexperientes acabam sofrendo ferimentos leves devido a ambientes ou presença de animais que podem ameaçar a nossa tão querida atividade.

Infelizmente, o mais perigoso desta prática é o próprio fato do futuro mergulhador subestimar todas os perigos da atividade.

Lembra quando sua mãe olhava para você enquanto estava dentro do mar e falava “filho, não vai muito para o fundo. Você tem que respeitar o mar”? Bom, sua mãe certamente acertou na mosca! Devemos respeitar a vida aquática o máximo possível. Esta é a principal dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *